Tudo sobre Futebol

Tuesday, July 05, 2005

O Brasil na Libertadores da América

Palmeiras fez a primeira final, em 1961, e ficou com o vice-campeonato
05/07/2005


CBF NEWS

Pela primeira vez na história da Taça Libertadores da América, a final da competição será disputada entre dois clubes brasileiros, como vai acontecer a partir desta quarta-feira entre Atlético Paranaense e São Paulo.

A Taça Libertadores da América teve a sua primeira edição em 1960. E foi o Palmeiras, logo no ano seguinte, o primeiro clube brasileiro a chegar à final, contra o Peñarol, do Uruguai, depois de eliminar nas semifinais o Independiente de Santa Fé, da Colômbia.

Foram dois jogos pelas semifinais, nos dias 21 e 28 de maio de 1961. No primeiro, no Estádio El Campín, em Bogotá, houve empate em 2 a 2. Perazzo e Castro fizeram os gols do Independiente. Gildo e Chinesinho marcaram para o Palmeiras, que jogou com Waldir, Djalma Santos, Waldemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto, Zequinha e Chinesinho; Julinho, Romeiro, Geraldo II e Gildo.

Na segunda partida, no Pacaembu, o Palmeiras goleou o Independiente por 4 a 1 com a seguinte escalação: Waldir, Djalma Santos, Waldemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto, Zequinha e Chinesinho; Julinho, Romeiro, Geraldo II (Humberto Tozzi) e Gildo.

O Palmeiras estava classificado para a decisão da Libertadores, que seria disputada contra o Peñarol em uma melhor-de-três que acabou não sendo necessária - o Peñarol venceu o primeiro jogo, em Montevidéu, e houve empate na segunda partida, no Pacaembu.

Peñarol 1 a 0 no Centenário

O primeiro jogo foi disputado no dia que 4 de junho de 1961, no Estádio Centenário, com 70 mil pagantes. Spencer fez o gol do Peñarol e os times entraram em campo com as seguintes escalações.

Peñarol: Maidana, William Martinez, Cano, Gonzalez, Matosas, Aguerre, Luis Cubilla, Ledesma, Spencer, Sasia e Joya.

Palmeiras: Waldir, Djalma Santos, Waldemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho, Humberto Tozzi, Geraldo II e Romeiro.

1 a 1 no Pacaembu

No dia 11 de junho, o Palmeiras entrou no Pacaembu, com 50 mil pagantes, precisando vencer para forçar o terceiro jogo da decisão. Nardo abriu o placar para o Palmeiras, mas Sasia, de pênalti, empatou o jogo em 1 a 1 e deu o título da Taça Libertadores de 1961 ao Peñarol.

Palmeiras: Waldir, Djalma Santos, Waldemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho, Humberto Tozzi, Geraldo II e Romeiro (Nardo).

Peñarol: Maidana, William. Martinez, Cano, Gonzalez, Matosas, Aguerre, Luis Cubilla, Ledesma, Spencer, Sasia, Joya.


Amanhã: o bicampeonato do Santos

0 Comments:

Post a Comment

<< Home