Tudo sobre Futebol

Tuesday, July 05, 2005

História do Fluminense

Um clube popular

Quando Oscar Cox fundou o Fluminense Football Club em 21 de julho de 1902, numa sede localizada no número 51 da Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, não poderia imaginar que um clube marcado pela nobreza logo tomaria o gosto popular. Desde os seus primórdios, o Tricolor teve entre seus sócios e freqüentadores representantes das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Hoje, o clube está entre as 10 maiores torcidas do país. A sua bela sede das Laranjeiras, de aspecto europeu, contrasta com a paixão unicamente brasileira de seus torcedores.

Oscar Cox chegou da Suíça, em 1897, com a idéia de formar um time de futebol (o que só aconteceria quatro anos mais tarde), e ao mesmo tempo trouxe pela primeira vez para o Rio o esporte que seria o mais popular do Brasil dentro de pouco tempo. Desde a sua fundação, o Fluminense foi pioneiro das evoluções do futebol no Rio.

Em 1903, na estréia do grená, branco e verde como cores oficiais, em substituição ao branco e cinza, o Fluminense disputou a primeira partida no Rio de Janeiro com ingressos pagos. O agora Tricolor perdeu por 3 a 0 para o Paulistano com um público de 996 pessoas.

O Fluminense começou a se desprender totalmente da elitização a partir da primeira metade da década de 20, quando o futebol brasileiro finalmente penetrou nas camadas mais baixas da sociedade. O clube das Laranjeiras, nessa época, foi um dos pioneiros na luta pela profissionalização dos jogadores, deixando de restringir a prática do futebol aos associados dos clubes.

Mas foram as grandes conquistas nos gramados que alçaram o Fluminense a um dos clubes mais populares do Brasil. Ainda quando o futebol engatinhava, o Tricolor consolidava sua condição de elite, não social, mas esportiva, com o tetracampeonato estadual 1906-1909.

Nos anos que se seguiram, o Fluminense jamais deixou de ser um ícone do esporte brasileiro, não só no país, mas também no mundo. O Tricolor fascinou pela sua disciplina e recebeu do Comitê Olímpico Internacional, em 1949, a Taça Olímpica, pelos serviços prestados ao esporte.

Três anos mais tarde, em 1952, quando o Maracanã ainda chorava a perda da Copa do Mundo para o Uruguai, em 1950, o Fluminense fez o maior estádio do mundo voltar a sorrir conquistando ali a Copa Rio, primeira versão do Mundial Interclubes. Com Castilho, Píndaro, Bigode, Telê e Zezé Moreira no comando, o Tricolor fez crescer a auto-estima do povo carioca batendo Sporting, Grasshoppers, Peñarol, Austria Vienna e o Corinthians, na final, levando a taça.

Já consolidado como um dos maiores clubes do Brasil, o Fluminense continuava a encher de orgulho torcedores de todas as classes sociais com seus títulos e times memoráveis. No Rio de Janeiro, a hegemonia permanece desde a Máquina Tricolor de Rivelino, que conquistou o bi de 1975-76 até o time comandado por Abel Braga, que levantou o 30º Campeonato Estadual, em 2005.

O Surgimento do Fluminense

Conheça a História do Fluminense Football Club




O que chamamos de futebol teve início na China antiga e era chamado de Kemari. Era muito popular e jogado com 16 jogadores, divididos em 2 times. O objetivo do jogo era passar uma bola entre duas estacas fincadas no chão.


Na Grécia antiga o povo praticava o Epyskiros um jogo disputado com uma bola feita de bexiga de boi, coberta por uma capa de couro. Os romanos copiaram as regras e criaram o Harpastum.


Na Inglaterra, onde o esporte foi aperfeiçoado ele passou a ser praticado em grande escala. O jogo inglês era muito violento e não tinha regras definidas. Somente em meados de 1860 surgiram as primeiras regulamentações como: o número de participantes, o tamanho do campo (80/120m), e os gols ( feitos de dois pares de postes com largura de 1m, chamados de arcos ). O gol acontecia quando a bola, feita de couro, cruzava as duas traves.


Na França e na Itália, esportes parecidos também surgiam. Os franceses tinham o soule. Os italianos, o cálcio. O cálcio surgiu a partir de uma briga entre grupos de oposição políticas de Florença.


Somente no século XIX o futebol se tornou mais organizado. Em 1860 apareceram os primeiros clubes, que promoviam campeonatos. A rivalidade era grande, mas ainda não haviam regras comuns. Cada equipe queria jogar com a sua regra.


Para a criação de um regulamento unificado, representantes de clubes, capitães de equipes e dirigente de escolas reuniram-se e formaram, em outubro de 1863, a Football Association.


A Football Association foi na verdade a precursora da International Football Association Board, mais conhecida como International Board, entidade responsável desde 1886 pela regulamentação e modificação das regras do futebol.


Em 1868 os ingleses criaram a figura do árbitro, que no início tinha que comandar os jogos aos gritos.
Lentamente o esporte foi ganhando suas regras definitivas e que evoluem até nossos dias. Surgiram as traves superiores ( travessões ), as redes, o pênalti. Estabeleceu-se o número de jogadores para cada equipe (11), as dimensões do campo e o tamanho da bola. Em 1901 foram delimitadas as áreas e em 1907, criada a lei do impedimento.


Pelo menos em cinco lugares foram realizadas partidas de futebol no Brasil, antes do regresso de Charles Miller ao país, em 1894.


Tido como "fundador" da modalidade esportiva em solo brasileiro por ter trazido duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes completos, da Inglaterra onde estudava, ele tem a seu favor o fato de ter organizado o esporte por aqui.


O futebol cresceu no Brasil com Charles Miller, paulista do Brás, ele foi estudar na Inglaterra muito cedo. Viajou aos nove anos de idade, retornando ao Brasil tempos depois com as bolas e o sonho de ver o futebol crescer no país. Apesar de ter chegado em 1894, apenas no ano seguinte Miller viu a primeira partida "oficial" ser realizada no Brasil.


O São Paulo Railway Team - com Charles em campo - venceu por 4 a 2, o Team do Gás, na Várzea do Carmo. Estas "peladas" iniciais deram forma ao primeiro Campeonato Paulista jogado em 1902. Antes disso, Charles Miller conseguiu o apoio do São Paulo Athletic, time da colônia inglesa na cidade, que rivalizava com o Germânia, fundado pelo alemão Hans Nobiling, e com o Mackenzie, primeiro clube formado por brasileiros unicamente para a prática do novo esporte.



Charles Miller


O Início do Futebol no Rio


Uma sucessão de eventos surgiu antes da fundação do Fluminense Football Club.


Após a vitoriosa iniciativa de Miller, começaram a surgir em São Paulo o Sport Club Internacional e o Club Atlético Paulistano. O futebol no Brasil finalmente ganhava espaço.


O primeiro clube fundado para a prática de esportes terrestres no Rio de Janeiro foi o Club Brasileiro de Cricket. Em suas reuniões, sempre contavam com a presença da sociedade local e da Princesa Isabel. Entretanto, a agremiação ficou apenas no cricket e nas corridas.


Foi Oscar Alfredo Cox quem veio a introduzir o futebol no Rio, depois de concluir seus estudos no Colégio de La Ville, em Lausanne, Suíça, onde jogou e aprendeu a gostar do futebol, tendo ficado empolgado com o novo esporte que conhecera.


No dia 22 de setembro de 1901, o jovem Oscar A. Cox, conseguiu formar uma equipe tendo então partido com a turma - Rio Team - rumo a Niterói, com a finalidade de enfrentar um time formado somente por ingleses no campo do Rio Cricket. O resultado da primeira partida de futebol realizada no Rio de Janeiro foi 1 x 1, com Júlio Moraes assinalando o gol a favor dos cariocas.




O Rio Team, primeira equipe de futebol montada no Rio de Janeiro. Eram só um grupo de amigos cariocas reunidos e que num futuro próximo fundariam o Fluminense. Foto tirada em 1901. ( acervo do F.F.C. )


Depois os ingleses vieram ao Rio e mais duas partidas foram disputadas no campo do Paysandu Cricket Club, sucessor do Club Brasileiro de Cricket. Mais dois empates foram registrados.


A equipe organizada por Cox formou com Clyto Portela; Etchegaray e Schuback; M. Frias, Cox e Max Naegely; Costa Santos, E. Moraes, Nóbrega, Júlio Moraes e F. Frias.


Empolgado com o sucesso dos três jogos, Oscar A. Cox programou uma excursão a São Paulo.


Ainda em 1901, manteve entendimentos na capital paulista com René Vanorden do Sport Club Germânia e, quando René apresentou a idéia a outros companheiros ( Ibánez Sale do Paulistano; Armando Costa do Internacional; Charles Miller do Fox Rule e Boyes do São Paulo Athletic), a promoção de Cox foi logo aprovada.


No dia 19 de outubro de 1901, no campo do São Paulo Athletic, lá estavam os cariocas para enfrentarem os paulistas, no que seria o primeiro encontro entre o futebol dos dois grandes centros.


Cox havia feito algumas alterações na equipe. Colocou Schuback no gol e Mário Frias e Nóbrega na zaga. O meio campo foi modificado ficando armado com Cox, Wrighe e Cullock, enquanto no ataque, houve apenas a entrada de Walter na ponta direita, passando Haroldo da Costa Santos para o lugar de Nóbrega.


A equipe carioca jogou com o nome de Rio Team e, no final, obteve mais um empate. Desta vez em 2 x 2, sendo os tentos cariocas marcados por Frias e Cullock ( Frias o primeiro do jogo ).


No dia seguinte novo confronto se realizou no mesmo local e teve como resultado o empate em 0 x 0.






Anotações de Oscar Cox feitas de próprio punho, referentes as primeiras partidas entre cariocas e paulistas. Fala inclusive, no abatimento em 50% nas passagens do trem (ida e volta), sem abatimento nas camas.


Foto tirada por Antonio Campos, no dia 20 de outubro de 1901, os rapazes que fizeram o primeiro jogo interestadual. Era a despedida de São Paulo do chamado "Rio Team", pois ainda não existiam clubes cariocas à época - foto de propriedade de Afonso Teixeira de Castro (já falecido).


Surgia o Fluminense


A delegação retornou de São Paulo de trem ( ainda de madeira na época ) e, durante a viagem, surgiu a idéia de se fundar no Rio de Janeiro um clube para a prática do futebol.


Em novembro, uma reunião foi programada e cartões foram distribuídos, convidando várias pessoas para o encontro. Frias, C. Robinson e Cox foram os promotores e a mesma marcada para o dia 30 de novembro de 1901, às 20:30h, na sede do Laranjeiras Club. A reunião visava a fundação do Rio Football Club.




Foto do convite original enviado e assinado por Mário Frias, C. Robinson e Oscar A. Cox. Convocava para a reunião no Laranjeiras Club, visando a fundação do Rio Football Club. ( Acervo do F.F.C. )

A tentativa fracassou e só no dia 12 de julho de 1902, por iniciativa de João Ferreira, é que o clube foi fundado na sede do Natação e Regatas, mas não era específico de futebol.


Ainda no mês de julho, novo grupo foi a São Paulo e nele estavam mais uma vez Oscar Cox, Nóbrega, Costa Santos, Frias e outros. Agora foram duas derrotas em campos paulistas, 1 x 0 para o Internacional e 3 x 0 para o Paulistano.


No regresso de São Paulo, a idéia da fundação de um clube específico para o futebol voltou a ganhar maior força.


Agora com maior organização, foram enviados via correio do então Distrito federal, bilhetes postais formulando o convite para a reunião a ser realizada às 8 ½ h da noite da noite, no casarão da Rua Marquês de Abrantes número 51, residência de Horácio da Costa Santos, afim de tratar-se da fundação do Fluminense Football Club.




O bilhete postal, maltratado pelo tempo, convidando para a reunião de Fundação do Fluminense Football Club. ( Acervo do F.F.C. )

Então, no dia 21 de julho de 1902, no Rio de Janeiro - Distrito Federal, era fundado o Fluminense Football Club.

A reunião foi presidida por Manoel Rios e secretariada por Oscar Cox e Américo Couto. Por proposta de João Carlos de Mello e Virgílio Leite, Oscar Cox foi aclamado primeiro presidente do clube, assumindo então os trabalhos e passando Manoel Rios para secretário. Outra proposta de João Carlos de Mello foi aprovada: os vintes presentes seriam considerados fundadores do clube.


A lista dos 20 sócios Fundadores do Clube






Foram eles:

1 - Horácio da Costa Santos
2 - Mário Rocha
3 - Walter Schuback
4 - Félix Frias
5 - Mário Frias
6 - Heráclito de Vasconcelos
7 - Oscar Alfredo Cox
8 - João Carlos de Mello
9 - Domingos Moitinho
10- Luís da Nóbrega Júnior
11- Arthur Gibbons
12- Virgílio Leite
13- Manoel Rios
14- Américo da Silva Couto
15- Eurico de Moraes
16- Victor Etchegaray
17- A. C. Mascarenhas
18- Álvaro Drolhe da Costa
19- Júlio de Moraes
20- A. H. Roberts






Uma placa em bronze, encrustada em pedra, os homenageia no clube

Homenagem a Oscar Alfredo Cox


Como apresentado, durante aproximadamente um ano, sem desistir um só momento, e com o entusiasmo de sua juventude cheia de ideais Oscar Alfredo Cox, com 22 anos, trabalhou muito pela introdução do futebol no Rio de Janeiro, conseguindo adeptos, derrubando preconceitos e transpondo obstáculos para conseguir chegar a criação do nosso glorioso e eterno Fluminense Football Club.

Oscar Alfredo Cox nasceu no dia 20 de janeiro de 1880 e faleceu na França em 6 de outubro de 1931, com 51 anos de idade.


Foi presidente do clube de 21 de julho de 1902 a 31 de dezembro de 1904 e era 100% amadorista.


Partiu para Londres, em 1910, definitivamente, tendo recebido no seu embarque, uma mensagem de despedida, assinada por sócios do Fluminense. Essa mensagem foi encontrada em seus pertences após sua morte, com os seguintes dizeres: "Cresswell. In case of my death, send to Mario Pollo, secretary of Fluminense F. C. Rio de Janeiro". Sua vontade foi satisfeita.


Filho de George Emmanuel Cox e Minervina Dutra Cox teve seu corpo transladado para o Rio de Janeiro e sepultado no cemitério de São João Baptista, Carneiro Perpétuo 2.068 - Quadra 38, no bairro de Botafogo em 21 de outubro de 1931.


Nós tricolores devemos a ele esta homenagem e uma imensa gratidão. Símbolo da aristocrática juventude de 1902, seu nobre e inesquecível exemplo de perseverança, tornou possível a existência da grande legenda chamada Fluminense Football Club.




Foto de Oscar Alfredo Cox


A Primeira Diretoria


A primeira sessão de diretoria do Fluminense foi realizada no dia 25 de julho de 1902, na casa do presidente Oscar Cox, na Rua São Salvador número 5. Na oportunidade, foi formada a primeira diretoria do clube. Presidente - Oscar Cox; Vice - Luís Nóbrega Júnior; Secretário - Mário Rocha; Tesoureiro - Domingos Moitinho e para a Comissão de Esportes - Horácio da Costa Santos e Félix Frias.


O nome do clube nasceu sem maiores debates tendo sido a idéia inicial Rio Football Club, mas João Ferreira já havia utilizado o nome na sede do Natação e Regatas.
Então surgiu Fluminense, palavra que na época identificava os nascidos no Estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, apesar de por lei haver distinção, mas o povo considerava todos fluminenses. Uma outra versão tem por base o vocábulo "flumem", que significa rio e por analogia se chegou a Fluminense.


O que importa é que o nome permaneceu e o clube crescia, tanto que, no dia 1 de agosto eram aceitos mais 20 sócios e, na sessão de 10 de outubro, eram aprovadas as propostas de ingresso dos irmãos Arnaldo, Carlos e Guilherme Guinle e de mais 13 sócios.
Em 17 de outubro de 1902, no salão do Clube Laranjeiras, foram aprovados os rigorosos estatutos, a tal ponto que deliberou que fossem "riscados da lista dos fundadores, por falta de pagamento da jóia e da mensalidade, os sócios A. H. Roberts e A. C. Mascarenhas".


O clube crescia e em 8 de agosto de 1904, o então presidente Francis Walter propôs aumentar a jóia de 10 para 50 mil réis. Horácio da Costa Santos o apoiou porque o clube já tinha muitos sócios ( 170 ) e não podia fazer jogos para todos.

As Primeiras Sedes e o Primeiro Campo

O primeiro terreno que os dirigentes tentaram para erguer a sede do clube e fazer o seu campo de futebol foi na Rua Dona Mariana, no bairro de Botafogo. Entretanto o clube e o proprietário do terreno não chegaram a um acordo.


Em 17 de outubro de 1902, o Fluminense alugava do Banco da República, por cem mil réis mensais, o terreno da Rua Guanabara, esquina da Rua Roso. Um ano mais tarde o campo foi nivelado.




Terreno onde está localizado hoje em dia nosso Estádio. Era uma chácara da Rua Guanabara, o terreno alugado ao Banco. Foto tirada por Franz Waitz, em janeiro de 1903, aparecendo os fundadores do clube Mario Rocha e Horácio Costa Santos.


Contam que na época ( 1903 ) a máquina niveladora e a de cortar grama ( inglesas ) eram puxadas pelo burro "Faísca" que, para não estragar o trabalho, era sempre cuidadosamente calçado com luvas de veludo nas quatro patas pelo jardineiro contratado, para não estragar o gramado. "Faísca" ficou então famoso e conhecido como o "burro mais elegante do Rio de Janeiro".




Campo já nivelado e demarcado, no lado direito o local onde foi construída a arquibancada em madeira, em 1905. Nota-se também o fundador Domingos Moitinho e ao fundo nossa 1ª sede

No fundo do campo havia uma casa que mais tarde foi comprada por Eduardo Guinle e serviu como a primeira sede do Fluminense Football Club.



Nossa primeira sede, um simples barracão onde residiam o empregado que cuidava do terreno, com sua família. Foi demolida em 15 de março de 1905, data de início da construção da segunda sede.

O problema da pedreira foi posteriormente resolvido. A casa que pode ser observada é a do empregado José Cardoso da Fonseca, transferiu-se para este local pois o outro barracão tornou-se a primeira sede.

Segunda sede na Rua Guanabara, 39. Construída na administração de Francis Walter, segundo presidente do clube, em 1905. A construção foi bancada com a colaboração dos sócios do clube.

Em 1904, Eduardo Guinle acabou por comprar todo o terreno e o Fluminense passou a pagar o dobro do aluguel.


Em 1905, um ano depois, por conta própria, Eduardo Guinle levantava a primeira arquibancada em um campo de futebol no Rio de Janeiro. Ainda era um simples campo de futebol e não um estádio. Observe a sequência histórica das belas fotos.


O Primeiro Uniforme e a Primeira Bandeira

O uniforme e a bandeira do clube foram aprovados na reunião do dia 17 de outubro de 1902. O uniforme possuía as cores branca e cinza claro, metade de cada cor, gola e escudo sobre o coração, também metade branco metade cinza, com as letras FFC em vermelho.

O calção era branco, as meias pretas e muitos jogadores ainda usando um boné com as cores da camisa.



O primeiro escudo do F.F.C

A bandeira era branca e cinza, dividida em dois triângulos. No canto superior esquerdo da parte branca ficava o escudo.

Entretanto, muita gente não gostou da combinação das cores, acharam de muito pouco bom gosto e extremamente simples.

Oscar Cox e Mário Rocha estavam em Londres tratando da compra de novo material ( uniforme ) e, por carta, haviam informado a dificuldade de combinar as duas cores e por isso sugeriram a combinação do encarnado, branco e verde.


Na reunião de 15 de julho de 1904 o assunto das novas cores foi abordado e a proposta de Mário e Cox aprovada. O Fluminense Football Club tornava-se tricolor. Desta forma, somente em 1904, foi utilizada pela primeira vez nosso consagrado manto com as gloriosas três cores.


Outros Símbolos do Fluminense Football Club

O Tricolor de Laranjeiras sempre se caracterizou por possuir torcedores ilustres e famosos, presidentes, cantores e cantoras, artistas, personalidades ligadas a cúpula do futebol mundial e, desta forma surgiu a idéia de um outro símbolo tricolor - O Cartola.


Idealizado pelo grande caricaturista argentino Mollas o cartola surgiu, elegante, de fraque e cartola com sua imponente piteira, passando a imagem da aristocracia tricolor.

Já o "Pó-de-Arroz" surgiu após a transferência do jogador Carlos Alberto, do América para o Fluminense.

Por ser mulato e a camisa branca tricolor produzir maior contraste em relação a sua pele, do que a camisa do América, o jogador antes de entrar em campo no dia 13 de maio de 1914, tentou disfarçar sua cor colocando um pouco de pó-de-arroz pois estava preocupado com os aristocráticos torcedores tricolores da época.

Ao se iniciar a partida, seu suor começou a escorrer pelo corpo e levava consigo o pó anteriormente colocado.

Assim que os torcedores adversários viram a cena, notaram que o jogador estava com a tonalidade de sua pele diferente ( malhada ), começaram então da arquibancada a gritar "pó-de-arroz", "pó-de-arroz", surgindo desta maneira o novo apelido que também foi incorporado orgulhosamente ao clube.


Conquistas
Confira todas as conquistas do Fluminense.

Futebol Profissional

Conquistas Estaduais

Carioca - 1906
Carioca - 1907
Carioca - 1908
Carioca - 1909
Carioca - 1911
Carioca - 1917
Carioca - 1918
Carioca - 1919
Carioca - 1924
Carioca - 1936
Carioca - 1937
Carioca - 1940
Carioca - 1941
Carioca - 1946
Carioca - 1951
Carioca - 1959
Carioca - 1964
Carioca - 1969
Carioca - 1971
Carioca - 1973
Carioca - 1975
Carioca - 1976
Carioca - 1980
Carioca - 1983
Carioca - 1984
Carioca - 1985
Carioca - 1995
Carioca - 2002
Carioca - 2005
Taça Gardano

Conquistas Internacionais

Taça Olímpica - 1949
II Copa Rio - 1952
I Copa Viña del Mar - 1976
Torneio de Paris - 1976
XXXII Troféu Teresa Herrera - 1977
Torneio de Seul - 1984
Torneio de Paris - 1987
Copa Kirin - 1987
Torneio de Kiev - 1989

Conquistas Nacionais

Taça de Prata - 1970
Brasileiro - 1984
Campeonato Brasileiro Série C - 1999

Conquistas Regionais

Torneio Rio-São Paulo - 1957
Torneio Rio-São Paulo de 1960



Ídolos do Fluminense
Saiba quem é inesquecível
Conheça os jogadores que fizeram história no futebol do Fluminense ao longo de todos os anos.


Agradecimentos a Aroldo Ferraz
CBF - Textos de Marco Antônio, Bigode e Orlando Pingo de Ouro.
Livro Eu sou é Tricolor (Antônio Carlos T. Rocha)
Jorge Magalhães - www.fluminense.org

Assis
Batatais
Branco
Carlos Alberto Torres
Castilho
Cláudio Adão
Delei
Didi
Doval
Duílio
Edinho
Ézio
Félix
Gerson
Jandir
Orlando Pingo de Ouro
Paulo César Caju
Paulo Victor
Pinheiro
Pintinho
Preguinho
Renato Gaúcho
Ricardo Gomes
Rivellino
Roger
Romerito
Roni
Samarone
Telê
Washington

Fonte: www.fluminense.com.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home